Energia solar segue em crescimento no Brasil

A geração própria de energia solar segue em crescimento acelerado no Brasil, ultrapassando um milhão de unidades consumidoras em Janeiro de 2022.

Segundo os dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a maioria da geração própria de energia vem das residências que somam 76,6% dos consumidores que fazem uso da tecnologia. Logo a seguir, temos os setores de comércio e serviços representando (13,4%), produtores rurais (7,6%) e indústrias (2,1%).

Além dos consumidores residenciais cada vez mais empresas dos mais diversos setores utilizam a energia fotovoltaica, afinal o sol nasce para todos.

GeracaoDeEnergiaSolar 300x300 - Energia solar segue crescendo no Brasil

Energia solar tem espaço para crescimento

Há ainda muito espaço para crescimento já que existem cerca de 89 milhões de consumidores de eletricidade no Brasil e atualmente somente 1,1% faz uso da energia solar.

Diversos setores produtivos tem cada vez mais interesse em energia limpa.

Agronegócio

O agronegócio tem se beneficiado imensamente da energia do sol levando energia a locais remotos, cultivando alimentos de forma sustentável sem abrir mão do lucro.

A autonomia energética é essencial para o produtor rural, sendo assim, a energia solar é uma excelente oportunidade para suprir as necessidades de locais com estruturas deficientes de distribuição de energia elétrica.

Setor de comércio e serviços

Lojas, estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos e empresas de serviços também perceberam as vantagens proporcionadas pelos painéis solares e tem investido na tecnologia para garantir economia na conta de luz.

Indústrias

O setor industrial também investe em energia fotovoltaica para suprir a necessidade de energia elétrica limpa e sustentável para reduzir o impacto no meio ambiente.

Além de diminuir a pegada ambiental, as indústrias  querem se beneficiar da economia que o sistema fotovoltaico representa para diminuir seus custos fixos.

Investimentos em alta

Com a aprovação da Lei n° 5829/2019, que cria o Marco Legal da Energia Fotovoltaica, a previsão de investimentos em geração distribuída de energia solar para o ano de 2022 é de cerca de 35 bilhões.

DOC Contabilidade oferece serviços contábeis e tributários às empresas do setor de energia solar

Se você atua no ramo de energia solar fotovoltaica ou está pensando em constituir sua empresa, a Doc Contabilidade conta com uma equipe especializada e 5 anos de experiência em energia solar fotovoltaica. Conte conosco para alavancar o seu sucesso!

Doc Contabilidade